O que é Strip Mall?


Dentre as diversas tendências do varejo para os próximos anos, os strip malls despontam como importante aposta. Mas você sabe qual é exatamente a proposta desse tipo de empreendimento?

Normalmente, a arquitetura desses shoppings é em formato de “L” ou “U”, com um lado totalmente aberto para a rua. Por isso, são diferentes das tradicionais galerias. Tecnicamente, os strip malls não são concorrentes dos shoppings brasileiros tradicionais, justamente porque têm essa proposta complementar –assim como os shoppings temáticos e outlets, outras duas tendências fortes. Nesse tipo de empreendimento, o cliente faz visitas curtas e consome produtos específicos, mais ligados às necessidades do dia a dia. A ideia é ser um caminho e não um destino.

Strip Malls no Brasil

No Brasil, o modelo de negócio começou a ganhar força na década de 90 e hoje segue como importante tendência para o varejo por ser uma boa solução para grandes cidades. Localizados estrategicamente em bairros, esses estabelecimentos funcionam como um centro de conveniência, reunindo comércio e serviços com estacionamento gratuito. A ideia é ser uma alternativa oportuna para quem volta para casa de carro. A facilidade é poder adquirir um item de última hora ou fugir do trânsito por alguns minutos.

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgou no início de 2017 uma pesquisa para identificar o desenvolvimento dos strip malls no país. Inclusive, a Abrasce criou uma categoria de filiação desta modalidade de negócio, com o objetivo de incentivar o seu crescimento.

Onde surgiu o conceito de Strip Mall e qual é seu objetivo?

O Strip Mall (ou strip center) surgiu nos Estados Unidos com o objetivo de atender às necessidades de um público que mora em seu entorno. Ele supre as demandas do cotidiano e, por isso, mescla os segmentos de conveniência, serviços e alimentação.

Ele funciona sob o conceito de One Stop Shop, ou seja, apenas uma parada para compras e serviços em um mesmo lugar, de forma rápida e eficiente.

Esse Centro Comercial de rua organizado traz vantagens em relação ao comércio de rua ou de shopping center. As principais são:

- Grande geração de tráfego entre as lojas

- Estrutura com custos compartilhados

- Segurança e conforto em toda a estrutura

- Gastos com condomínio e aluguel muito inferiores aos praticados pelos shoppings

Para que tenha sucesso, um Strip Mall deve ser localizado no sentido “de volta pra casa”, na esquina de artérias ou ruas com alto consumo. Assim, ele fica sempre visível e tem fácil acesso.

Além disso, é fundamental que ele esteja perto de regiões residenciais, facilitando o consumo nos finais de semana. Ser vizinho a comércios, escolas, universidades, clubes, hospitais, shopping centers e outros geradores de tráfego também é essencial. 

Qual é o mix de lojas ideal em um Strip Mall?

O conceito de Strip Mall necessita de operações que tragam fluxo e fidelizem os clientes. É preciso sempre ter foco nas facilidades ao consumidor, que precisa encontrar, em um só local, tudo o que busca.

O mix ideal de lojas para Strip Malls compreende:

- Drogaria

- Mercado

- Banco/ Serviços

- Fast Food/ Drive Thru

- Loja de Conveniência 

- Cafés/ Lanchonetes/ Docerias

Há outros negócios complementares e que se adequam bem ao mix de um Strip Mall. Academias, pet shop e clínicas em geral são uma boa pedida também, pois entregam facilidades ao consumidor.

Vale ressaltar que os clientes dos Strip Malls são os mesmos dos shopping centers, mas em momentos diferentes de consumo. Por isso, eles podem até ser vizinhos, já que não rivalizam entre si.

Pensando sempre no futuro, a Fama Empreendimentos inova mais uma vez e traz para a cidade o mais novo Strip Mall do estado do Tocantins, o Aldeia Mall by Fama, um empreendimento comercial no formato “strip mall” destinado a um público exigente, de alto padrão, que demanda muito mais do que um centro comercial, mas sim uma agradável experiência de consumo.

As lojas já estão disponíveis para locação. Garanta já o seu espaço!