Vale a pena comprar apartamento à vista? Entenda mais!


A forma de pagamento permeia a decisão de compra de muitas pessoas. Sendo o “à vista” uma opção que gera dúvidas, decidimos montar um artigo esclarecendo se, afinal, vale a pena comprar um apartamento nesta modalidade.

Manter o orçamento financeiro equilibrado é uma importante ação e decisão. Sendo assim, efetuar a junção de toda a quantia para comprar um apartamento é uma decisão importante na vida financeira a curto e longo prazo de muitos brasileiros.

Contudo, isso é subjetivo à situação financeira de cada indivíduo, não é mesmo? Enquanto para uns é mais fácil e rápido obter uma entrada ou valor integral significativo, para outros nem tanto. 

Nessa hora, muitos se perguntam qual é o “preço” melhor a ser pago: os juros de um crédito imobiliário ou o de juntar dinheiro (e às vezes até esperar mais tempo) para compra em uma única parcela?

Como dito anteriormente, queremos chegar ao ponto de que:

  • É necessário avaliar se há condições de um realizar o pagamento de um valor cheio em um só ato, se esta ação ainda assim não seria prejudicial à sua situação financeira atual.
  • Passado o quesito “valor”, vamos ao quesito “tempo”: qual o grau de necessidade da compra do seu apartamento? A mudança seria imediata, por exemplo?

Esses são pontos importantes para pensar!

Sobretudo, os pesos de uma compra à vista e uma compra financiada são distintos, mas a lição que tiramos disso é que, obviamente, a economia na compra de um apartamento à vista é maior devido a não ter que pagar os juros de uma compra financiada. Contudo, no caso de não disponibilidade deste recurso, o ”custo” de financiar pode valer à pena.

Cientes disto, hora de pensar nos prós e contras de cada opção.

FINANCIAR

Entre as vantagens de financiar está a possibilidade de utilizar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e, claro, a maior flexibilidade no orçamento - são parcelas que entram nas despesas mensais e não um investimento com gasto inicial tão elevado.

Os pontos negativos ficam por conta dos encargos, mas no tópico seguinte você vai entender o porquê de às vezes este pode ser preferível ao outro.

À VISTA

Por aqui reside o sinônimo da famosa pechincha, os descontos que podem ser atribuídos à compra, sem falar que você se livra da dívida de uma só vez.  Isto, sem dúvidas, pesa muito ao se optar pela compra à vista. 

Contudo, o mercado imobiliário tende a se valoriza bastante com o tempo e pode acontecer de a pessoa se programar para comprar um imóvel e ele ter aumentado de valor ao longo dos anos, exigindo mais tempo de poupança.

Esperamos que este artigo ofereça um bom norte nas suas decisões. Para mais informações, nos contate para prestar a melhor assessoria e esclarecimento a você.